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FAQ
Velocidade ou tráfego de download é aquele utilizado para baixar arquivos, áudios, vídeos, fazer streaming de filmes, séries e músicas em serviços como Netflix, YouTube, Spotify etc., além disso é utilizado também para acessar sites, ler notícias, acessar e-mails. É simples de entender se você imaginar que download corresponde a baixar/descarregar informações da internet, por ser a mais utilizada, é a mais priorizada pelos provedores ao oferecerem planos de acesso.
Velocidade ou tráfego de upload é utilizado para enviar e-mails, compartilhar informações com outras pessoas, por exemplo se você tem um servidor com arquivos/software ou sistema de câmeras (DVR) onde usuários externos acessam remotamente ou fora da empresa esses serviços, o tráfego de upload da empresa onde está o servidor ou DVR é que será utilizado para enviar esses dados para essas pessoas. Ainda sobre o upload, se você utiliza serviços de armazenamento em nuvem como Dropbox, OneDrive ou Google Drive para guardar arquivos, quando você está salvando arquivos nesses serviços, você está fazendo upload (ou envio) desses arquivos.
Sim, entretanto você precisará de um roteador interno para que a conexão possa ser compartilhada em mais de uma máquina. Vale ressaltar que a conexão compartilhada implica também no compartilhamento da conexão entre as máquinas.
Fibra óptica é uma estrutura de vidro cilíndrica, transparente e flexível, com dimensões microscópicas, similares às de um fio de cabelo. A Fibra Óptica é um meio de transmissão que permite o tráfego de dados com velocidades muito próximas à velocidade da luz. O sinal na Fibra é transmitido através de reflexões de raios laser ao longo de todo o cabo, atingindo uma capacidade de transmissão única, que pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial, o que torna a Fibra uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo.
A internet via rádio é composta por antenas que captam o sinal por meio de torres espalhadas estrategicamente pelas cidades, formando uma grande rede de usuários. Como o sinal é enviado por uma torre de transmissão, o cliente deve ter uma antena de recepção bem posicionada para que o sinal chegue com perfeição, pois qualquer obstáculo como árvores, prédios, muros, podem obstruir e interferir na qualidade do sinal. Essas questões são todas analisadas pelos nossos especialistas na hora da instalação para que você tenha o melhor sinal possível.
Pelas metas estabelecidas nos regulamentos de Gestão da Qualidade dos serviços de Comunicação Multimídia (banda larga fixa), as prestadoras deverão garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada pelos usuários. Em outras palavras, na contratação de um plano de 10Mbps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 8Mbps. A velocidade instantânea - aquela aferida pontualmente em uma medição - deve ser de, no mínimo, 40% do contratado, ou seja, 4Mbps. Com isso, caso a prestadora entregue apenas 40% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 80%. De acordo com os artigos 16 a 18 da Resolução nº 574/2011 da Anatel. No caso da Talklink, procuramos sempre entregar 100% da banda a todo tempo, e caso tenha problemas, entre em contato com nosso suporte.
Para testar a internet com mais confiança, utilize o velocímetro que está em nosso site, hospedado diretamente em nossa central para gerar um teste mais confiável. Basta clicar no menu acima em TESTE DE VELOCIDADE, aguardar o carregamento e clicar no botão “INICIAR”. Mas espere!! Antes de iniciar, certifique-se que o servidor escolhido seja o nosso.
Ao realizar o teste direto em nosso servidor, isso garante que o teste esteja com a menor interferência externa possível, testando a velocidade real que está chegando até você.
É importante que o teste seja realizado sempre da maneira mais confiável, que é via cabo! Isso garante que não ocorra outras interferências na hora de executar o teste.
Para realizar o teste via cabo, conecte um cabo RJ45 padrão Cat5e em seu roteador até seu notebook ou computador. Para planos acima de 100Mbps, certifique que ambos equipamentos (roteador e notebook ou computador) possuam uma porta Ethernet Gigabit (1000Mbps / 1Gbps).
Acesse o link do teste fornecido no início desta página.
Caso não seja possível realizar o teste via cabo, também podemos fazer por Wi-Fi, porém será necessário ter algumas questões em mente:
- o Wi-Fi pode sofrer interferências nas ondas de rádio, afetando o desempenho da conexão;
- o Wi-Fi perde desempenho quanto mais distante do roteador;
- Essa tecnologia possui muitas especificações que determinam o seu desempenho, como por exemplo:
- Wi-Fi 2.4GHz não suportam altas velocidades, mas conseguem entregar conexões para maiores distâncias (padrão 802.11b/g/n)
- Wi-Fi 5GHz suportam velocidades maiores, porém a recomendação de uso é somente no mesmo cômodo do roteador (padrão 802.11a/ac/ax).
- Outros dispositivos conectados distante do roteador podem afetar o uso, mesmo o seu estando próximo.
Levando em conta essas informações, para realizar o teste via Wi-Fi:
- Desconecte todos os outros dispositivos da rede WI-FI.
- Conecte na rede SEUNOME_5G
- Esteja próximo do aparelho roteador principal
- Realize o teste pelo link fornecido no início desta pagina.
Caso tenha qualquer dúvida, nossa equipe de suporte poderá auxiliar, basta entrar em contato conosco!
Existem cuidados que você, cliente Talklink, deve tomar quando a sua fibra óptica é rompida, com o objetivo de evitar maiores danos tanto à saúde como ao produto.
Confira o passo a passo:
1. Mantenha o equipamento ligado e não mexa no local do rompimento.
2. Entre em contato com o 0800 e solicite a abertura de um chamado técnico, especificando o rompimento e o local onde a fibra se rompeu.
3. Após a abertura do protocolo, a resolução do seu chamado técnico deve ocorrer em até 48h, se não houver problemas que impeçam a manutenção. Em todo caso, você poderá acompanhar o processo através de um agendamento.
Importante: nem sempre é necessária a troca da fibra, podendo ser feita uma nova fusão na fibra atual.
Antes de mais nada, verifique se sua fatura está vencida e se há um bloqueio em sua conexão. Ao confirmar essa informação, será necessário verificar a sua infraestrutura e equipamentos para verificar se não há nada no local que esteja causando o problema. Verifique os cabos que conectam os modem e o roteador. Reinicie o roteador Wi-Fi e o modem que está em sua residência. Para identificar o modem, é o equipamento que recebe o sinal por um cabo. Para internet via rádio, o cabo vem da antena e para Fibra, o cabo vem do poste.
Você pode abrir um chamado técnico quando:
• não consegue acessar nenhum serviço na Internet
• alguns sites demoram para carregar
• páginas são carregadas pela metade
• vídeos travam constantemente
• vai fazer um download ou upload de arquivos e há uma grande demora para concluir
• a internet cai com frequência
• a velocidade da internet fica variando
• não consegue acessar a Internet utilizando cabo
Como abrir um chamado técnico
Tem alguma dúvida ou está sentindo dificuldade no uso do serviço? Basta abrir um chamado técnico. Para fazer isso, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat, telefone ou WhatsApp.
Telefone: 0800 777 85 55 ou 3522 8310
WhatsApp: (19) 3522 8300
Atenção!
Em muitos casos o processo de desligar os equipamentos por cinco minutos e depois ligar ele novamente, aguardando cinco minutos, já resolve o problema de conexão sem a necessidade de entrar em contato com o suporte técnico para abrir um chamado.
Todos os dias das 06h00 à 00h00
A Talklink não inclui franquia nos planos oferecidos. Nossos planos são 100% ilimitados e você pode usar o quanto quiser durante o mês todo.
A chamada rede Wi-Fi é uma rede sem fio (também chamada de wireless) na qual podemos ter acesso à internet apenas por sinal de ondas de rádio, assim como as televisões e os celulares, não sendo necessária a utilização de fios conectores. Como você deve imaginar, os dados são transmitidos via pulsos de eletricidade. Nos roteadores WiFi, esses pulsos passam por oscilações elétricas, sendo assim transformados em ondas eletromagnéticas — que também podem ser chamadas de ondas de rádio, trabalhando em frequências de 2,4 GHz ou 5 GHz, na maior parte dos casos. Depois as antenas fazem o direcionamento dessas ondas. Nesse momento, o sinal é transmitido para todas as direções (360 graus), mas com maior intensidade ao lado para o qual a antena está apontando. Quando chega até o aparelho conectado, essas ondas são decodificadas pelos chips e então os dados são interpretados. Vale dizer que as chaves de encriptação são as responsáveis por fazer com que apenas um dispositivo tenha acesso aos dados requisitados. Como já dissemos, essas ondas percorrem os ambientes e chegam mais ou menos longe de acordo com a intensidade do sinal. É claro que esse sinal não é infinito e nem é capaz de ultrapassar todas as barreiras sem sofrer interferência. Ou seja: paredes fazem o sinal ser reduzido; portas mais grossas também... Além da espessura dos obstáculos, o material utilizado neles também influencia muito no resultado. Azulejos, por exemplo, podem reverberar o sinal de WiFi e causar ainda mais queda na qualidade da transmissão — e é por isso que banheiros e cozinhas podem ser os piores lugares da casa para usar redes sem fio.
Caso você tenha adquirido seu roteador com a Talklink, para alterar os dados de login do seu roteador Wi-Fi, você pode procurar nosso suporte que irá orientá-lo com a melhor opção e a configuração sai de graça! Em caso de roteadores não comprados na empresa, é cobrado uma taxa de R$35,00 para configuração completa do seu aparelho. Em caso de dúvidas, procure nosso suporte técnico.
O plano de 1Gbps nada mais é que 1000 megas (1000Mbps). É um plano com velocidade extremamente alta para recebimento e envio de arquivos.
O 1000 megas também não fará você ter um maior alcance no Wi-Fi.
O plano de 1Gbps proporcionará mais confiabilidade para quem utiliza a internet a todo tempo e possuem muitos dispositivos conectados na rede, utilizando-os simultaneamente.
Se você tem uma família grande, se sua residência possui muitos dispositivos (celulares, smart TVs, aparelhos de streaming, vídeo games), e em uso a todo momento, se você precisa baixar e enviar arquivos MUITO rápido e precisa de uma conexão confiável, esse é o plano certo para você.